28.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  7:10
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Zelenskyy sugere que junho será mês crucial

Presidente ucraniano deve visitar França para conversas com líderes francês e americano.

Paris, França, 6 de junho de 2024 (EFE) – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, deve visitar a França para conversações com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente dos EUA, Joe Biden.

Zelenskyy deu importância à série de conferências internacionais discutindo ajuda à Ucrânia e outras questões agendadas para junho, sugerindo que o mês será crucial.

Zelenskyy participará de evento do Dia D
Zelenskyy deve participar de um evento nesta quinta-feira (6) para comemorar o 80º aniversário dos desembarques do Dia D que ajudaram a encerrar a Segunda Guerra Mundial.

O gabinete presidencial francês diz que Macron e Zelenskyy terão conversas em Paris na sexta-feira (7).

Vários veículos de mídia noticiaram a possibilidade de a França divulgar planos de enviar instrutores militares para a Ucrânia.

Cúpulas do G7 e de paz para Ucrânia em junho
Enquanto isso, a Itália sediará uma cúpula do G7 a partir de 13 de junho, enquanto a Suíça será palco de uma conferência internacional para desenvolver um processo de paz para a Ucrânia, defendido por Zelenskyy, a partir de 15 de junho.

Em um discurso em vídeo na terça-feira (4), Zelenskyy disse: “É apenas o início de junho, mas estas já são as semanas que determinarão todo o verão e, em muitos aspectos, este ano”.

Nesse contexto, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, em turnê pela África, se reuniu com seu contraparte da República do Congo na terça-feira.

Lavrov minimizou a importância do encontro na Suíça, dizendo que nem o presidente da República do Congo nem os líderes da China, Índia, Brasil ou África do Sul acreditam que conversações sem a participação da Rússia façam sentido.