25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  6:33
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

OMM prevê 80% de chance de temperatura global exceder limite de 1,5°C

Análise aponta probabilidade de ultrapassagem "temporária" do limiar nos próximos 5 anos.

Genebra, Suíça, 6 de junho de 2024 (Agência Notícias ONU) – A Organização Meteorológica Mundial (OMM) diz que há 80% de chance, nos próximos cinco anos, de que a temperatura média global exceda “temporariamente” 1,5°C acima do nível pré-industrial.

A agência da ONU publicou na quarta-feira (5) os resultados de uma análise sobre o estado do clima global e previsões para entre 2024 e 2028, com base em dados de autoridades meteorológicas de todo o mundo.

Probabilidade de novos recordes de temperatura
O relatório prevê que a temperatura média global próxima à superfície para cada um dos cinco anos será entre 1,1 a 1,9°C mais alta que a média dos anos de 1850 a 1900.

Diz que há 86% de chance de que pelo menos um ano estabeleça um novo recorde de temperatura, superando o de 2023, quando o valor foi 1,45°C acima do nível pré-industrial.

As partes do Acordo de Paris de 2015 visam limitar o aumento da temperatura média a 1,5°C.

“Realidade sombria” de metas não cumpridas
A OMM diz que o aquecimento de curto prazo não equivale a uma violação permanente da meta do Acordo de Paris. Mas afirma que a chance de pelo menos um dos próximos cinco anos ultrapassar 1,5°C aumentou constantemente desde 2015.

“Por trás dessas estatísticas está a realidade sombria de que estamos muito longe de cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris”, disse a vice-secretária-geral da OMM, Ko Barrett.

A análise reforça os alertas sobre os riscos crescentes das mudanças climáticas e a urgência de ações mais ousadas para conter as emissões de gases de efeito estufa.