Nova Deli, Índia, 5 de junho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O Primeiro Ministro indiano Narendra Modi declarou vitória nas eleições gerais do país, enquanto sua aliança liderada pelo partido no poder manteve a maioria. No entanto, seu próprio partido ficou muito aquém de conquistar uma maioria absoluta.
A contagem dos votos começou na terça-feira (4). A eleição teve início em abril, com 543 assentos na câmara baixa da Índia em jogo.
Os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral na quarta-feira mostram que a aliança liderada pelo Bharatiya Janata Party (BJP) de Modi garantiu 293 assentos.
O primeiro-ministro disse na sede de seu partido em Nova Deli: “A vitória de hoje é a vitória da maior democracia do mundo.”
A coalizão governante provavelmente se apressará em realizar negociações para manter a administração de Modi por um terceiro mandato. No entanto, seu partido BJP foi reduzido consideravelmente para 240 assentos.
Uma aliança de oposição aumentou seus assentos, muito mais do que as pesquisas de saída haviam previsto.
Analistas destacam que os eleitores, principalmente em áreas rurais, estão insatisfeitos com as disparidades econômicas crescentes e o aumento do desemprego no país, apesar do crescimento econômico sob a liderança de Modi.
Rahul Gandhi, do maior partido de oposição Indian National Congress, disse que a eleição mostrou claramente que o povo indiano está pedindo a renúncia de Modi.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am