Camberra, Austrália, 12 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, anunciou que o primeiro-ministro chinês Li Qiang visitará a Austrália de sábado (15) até a próxima terça-feira (18), a primeira viagem desse tipo por um premiê chinês em 7 anos.
Albanese e o premiê Li realizarão conversações em Camberra sobre questões bilaterais, regionais e internacionais. Eles também se encontrarão com líderes empresariais australianos e chineses.
A China removeu tarifas antidumping sobre vinhos australianos em março. Levantou a proibição de cinco exportadores de carne bovina australianos há quase duas semanas.
Esta é a segunda visita de alto perfil de um alto funcionário chinês à Austrália neste ano. O ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, esteve lá em março.
Embora as relações entre os dois países pareçam estar melhorando, a Austrália é membro de um pacto trilateral com os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, uma estrutura de segurança coletiva chamada AUKUS, amplamente vista como uma resposta à crescente presença marítima da China na região do Pacífico.
Li seguirá para a Nova Zelândia antes de visitar a Austrália.
O primeiro-ministro neozelandês, Christopher Luxon, diz que a viagem de Li é uma valiosa oportunidade para trocas sobre a cooperação entre os dois países.
A viagem marca um esforço de reaproximação da China com importantes parceiros comerciais na região após anos de tensões e disputas.
- Joshua Jamison lança álbum com raízes texanas - 14 de novembro de 2025 8:44 am
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
















