25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  6:26
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ponte construída com ajuda japonesa é concluída em Myanmar

Projeto gerou críticas por continuar após golpe militar de 2021.

Yangon, Myanmar, 10 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Uma ponte construída com assistência financeira japonesa foi concluída em Myanmar. O projeto gerou críticas por ter continuado após os militares tomarem o poder em um golpe em 2021.

Uma cerimônia para marcar a conclusão da ponte próxima à maior cidade do país, Yangon, foi realizada no sábado (8).

Entre os presentes estavam o general sênior Min Aung Hlaing e oficiais da construtora japonesa.

A ponte com 4 quilômetros de extensão foi financiada com empréstimos em ienes no âmbito do esquema de Assistência Oficial ao Desenvolvimento do Japão.

O general sênior disse que a construção e os empréstimos foram paralisados ​​devido à situação política em 2021, mas o projeto continuou após as duas partes realizarem negociações.

O Japão suspendeu novos projetos em Myanmar desde o golpe, mas prosseguiu com a construção da ponte porque os dois países haviam acordado os empréstimos em 2017.

Grupos pró-democracia e de direitos humanos alegam que o Japão está indiretamente envolvido em abusos dos direitos humanos, argumentando que a ajuda financeira é canalizada para os militares.

Apesar das críticas, Tóquio defende que a conclusão da ponte beneficiará a população local e o desenvolvimento econômico de Myanmar.