Yangon, Myanmar, 10 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Uma ponte construída com assistência financeira japonesa foi concluída em Myanmar. O projeto gerou críticas por ter continuado após os militares tomarem o poder em um golpe em 2021.
Uma cerimônia para marcar a conclusão da ponte próxima à maior cidade do país, Yangon, foi realizada no sábado (8).
Entre os presentes estavam o general sênior Min Aung Hlaing e oficiais da construtora japonesa.
A ponte com 4 quilômetros de extensão foi financiada com empréstimos em ienes no âmbito do esquema de Assistência Oficial ao Desenvolvimento do Japão.
O general sênior disse que a construção e os empréstimos foram paralisados devido à situação política em 2021, mas o projeto continuou após as duas partes realizarem negociações.
O Japão suspendeu novos projetos em Myanmar desde o golpe, mas prosseguiu com a construção da ponte porque os dois países haviam acordado os empréstimos em 2017.
Grupos pró-democracia e de direitos humanos alegam que o Japão está indiretamente envolvido em abusos dos direitos humanos, argumentando que a ajuda financeira é canalizada para os militares.
Apesar das críticas, Tóquio defende que a conclusão da ponte beneficiará a população local e o desenvolvimento econômico de Myanmar.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am