Yokosuka, Japão, 5 de junho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A polícia militar dos Estados Unidos na base naval de Yokosuka, próxima a Tóquio, está realizando exercícios de tiro usando cartuchos de bala de festim pela primeira vez.
O Ministério da Defesa do Japão afirmou que a polícia militar conduzirá os exercícios por três dias até esta quinta-feira (6), com o objetivo de responder a embarcações suspeitas que possam se aproximar da base de Yokosuka.
Na manhã de terça-feira (4), um barco de patrulha dos EUA equipado com uma metralhadora realizou exercícios de tiro com munição de festim em águas próximas à base. O barco soou uma sirene ao se aproximar de uma embarcação.
Oficiais do ministério japonês disseram que a Marinha dos EUA realiza exercícios semelhantes em suas bases e instalações ao redor do mundo, e que os exercícios também são esperados em Okinawa, Nagasaki e outras instalações no Japão.
Em um parque perto da base de Yokosuka, oficiais do ministério e do escritório da cidade registraram o horário e a frequência dos tiros.
Uma mulher na casa dos 50 anos disse que os exercícios são necessários na base dos EUA, mas que não quer ouvir o som dos tiros.
O ministério japonês afirma entender que os exercícios são necessários para melhorar a segurança, mas está pedindo às forças armadas dos EUA que garantam a segurança de civis e embarcações comerciais.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am