Tóquio, Japão, 5 de junho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O Ministério da Defesa do Japão relatou ter avistado um drone militar chinês voando sobre as águas próximas à ilha sudoeste japonesa de Amami Oshima, na Província de Kagoshima.
O ministério está monitorando de perto, pois é a primeira vez que uma aeronave militar chinesa não tripulada é avistada perto da ilha.
Oficiais do ministério confirmaram um drone de reconhecimento e ataque TB-001 voando para o sul entre a ilha principal da Prefeitura de Okinawa e a ilha Miyako em direção ao Oceano Pacífico. O drone então mudou de curso para nordeste e voou para leste da ilha de Amami Oshima. Em seguida, ele retornou em direção ao continente chinês seguindo a mesma rota de voo.
A Força de Autodefesa Aérea do Japão enviou caças para interceptar, mas o drone não violou o espaço aéreo japonês.
As Forças de Autodefesa detectaram outro tipo de drone de reconhecimento e ataque chinês pela primeira vez em 27 de maio, voando sobre o Mar da China Oriental.
O ministério está monitorando cuidadosamente as atividades da militar chinesa, pois acredita-se que estejam intensificando as atividades próximas ao Japão.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am