Pequim, China, 28 de junho de 2024 (Agência Xinhua) – A mídia estatal chinesa informou hoje que o Partido Comunista da China decidiu expulsar dois ex-ministros da Defesa por supostas práticas de corrupção.
Segundo os veículos de comunicação, Li Shangfu e Wei Fenghe são acusados de graves violações da disciplina partidária e da lei. Ambos os oficiais também teriam aceitado subornos, de acordo com as acusações.
Li Shangfu foi demitido do cargo de ministro da Defesa em outubro do ano passado, após seu paradeiro permanecer desconhecido por quase dois meses. Na época, alguns meios de comunicação ocidentais e de Hong Kong especularam que Wei e vários outros altos funcionários do exército chinês estavam sendo investigados por corrupção.
Esta decisão do Partido Comunista Chinês marca mais um capítulo na campanha anticorrupção em curso no país, que tem atingido altos escalões do governo e das forças armadas. A expulsão de dois ex-ministros da Defesa é um movimento significativo que demonstra a seriedade com que o partido está tratando as alegações de corrupção em suas fileiras.
As acusações contra Li Shangfu e Wei Fenghe levantam questões sobre a integridade e a transparência dentro do alto comando militar chinês. O Partido Comunista, ao tomar esta medida drástica, parece estar enviando uma mensagem clara sobre sua intolerância à corrupção, mesmo entre seus membros mais poderosos.
As autoridades chinesas ainda não divulgaram detalhes específicos sobre as alegadas violações ou o montante dos supostos subornos. Espera-se que mais informações sejam reveladas à medida que o processo legal contra os ex-ministros avance.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















