Genebra, Suíça, 28 de junho de 2024 (Agência EFE) – Um painel da ONU sobre questões de negócios e direitos humanos apresentou ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas os resultados de sua primeira pesquisa realizada no Japão no ano passado.
O Grupo de Trabalho da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos apresentou o relatório a uma sessão do Conselho de Direitos Humanos em Genebra nesta quarta-feira (26). No documento, o grupo afirma estar “profundamente alarmado” com as alegações de exploração e abuso sexual envolvendo centenas de talentos contratados pela agência anteriormente conhecida como Johnny & Associates.
O fundador da agência de talentos, Johnny Kitagawa, que supostamente cometeu os abusos, faleceu em 2019. O relatório acrescenta que a compensação oferecida pela agência “ainda está longe de atender às necessidades das vítimas”.
O documento também menciona questões como a disparidade de gênero em salários e promoções para cargos de gestão, salários e cuidados de saúde para trabalhadores envolvidos nos esforços de descomissionamento e descontaminação na usina nuclear de Fukushima Daiichi, e longas horas de trabalho na indústria de animação.
O grupo expressa preocupação com a falta de um órgão independente de direitos humanos no Japão e recomenda a criação de tal entidade para facilitar a compensação. O presidente do Grupo de Trabalho, Robert McCorquodale, disse na sessão do Conselho de Direitos Humanos que há “desafios sistêmicos de direitos humanos no Japão”.
Nihongi Akimasa, uma das supostas vítimas de Kitagawa, enviou uma mensagem em vídeo para a sessão na qual enfatizou a necessidade de proteger as crianças. “As vítimas de agressão sexual não podem mais ser ignoradas, assediadas e silenciadas”, afirmou Nihongi.
O grupo planeja apresentar seu relatório no Japão no início do próximo mês, buscando promover mudanças significativas nas práticas de direitos humanos no país.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am