Tel Aviv, Israel, 28 de junho de 2024 (Agência Haaretz) – O Ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, emitiu um alerta contundente ao Hezbollah, enquanto as forças israelenses e o grupo terrorista xiita libanês continuam trocando ataques armados.
Durante sua visita a Washington na quarta-feira (26), Gallant declarou a repórteres que o exército israelense é capaz de levar o Líbano “de volta à Idade da Pedra” em caso de guerra com terroristas do Hezbollah. No entanto, ele enfatizou que o governo israelense prefere uma solução diplomática para o conflito na fronteira Israel-Líbano.
À medida que confrontos intermitentes persistem entre as forças israelenses e os terroristas do Hezbollah, pelo menos cinco civis ficaram feridos em um ataque aéreo israelense no sul do Líbano nesta quinta-feira (27), segundo relatos da Reuters.
No domingo (23), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu sugeriu a possibilidade de deslocar parte das tropas de Israel para a fronteira com o Líbano para combater o Hezbollah. Essa declaração levantou preocupações internacionais sobre uma possível expansão do conflito na região.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan denunciou Netanyahu na quarta-feira (26), afirmando que seu plano de espalhar a guerra levaria a uma catástrofe. Martin Griffiths, Subsecretário-Geral da ONU e chefe do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários, expressou preocupação aos repórteres sobre o potencial de uma nova tragédia.
Esta escalada de tensões entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah destaca a fragilidade da situação no Oriente Médio e a necessidade urgente de esforços diplomáticos para evitar um conflito mais amplo. A comunidade internacional observa atentamente, temendo as possíveis consequências humanitárias e geopolíticas de uma guerra aberta entre Israel e o Líbano.
- EUA enviam sistema antimíssil THAAD para Israel - 16 de outubro de 2024 8:51 am
- Usina ucraniana segue danificada após ataques russos - 16 de outubro de 2024 8:46 am
- Navio chinês colide com embarcação filipina no Mar do Sul - 16 de outubro de 2024 8:41 am