Jerusalém, Israel, 4 de junho de 2024 (The Times of Israel) – A mídia israelense informou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está programado para se reunir com um ministro do gabinete que se opõe a uma nova proposta de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza.
Na sexta-feira (31), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revelou uma proposta em três fases por parte de Israel ao grupo islâmico Hamas, que inclui um cessar-fogo de seis semanas e a libertação de reféns.
Diversos ministros de direita reagiram de forma contundente, afirmando que o acordo significa desistir da eliminação do Hamas.
Observadores sugerem que há atritos dentro da administração. A atenção agora está voltada para saber se algum acordo pode ser alcançado do lado israelense.
Relatos da mídia local dizem que Netanyahu deve se reunir com o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, um dos mais ferrenhos opositores da proposta no gabinete.
Enquanto isso, o Departamento de Estado dos EUA informou que o secretário de Estado, Antony Blinken, manteve conversas telefônicas separadas com o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, e Benny Gantz, ex-ministro da Defesa que se juntou ao gabinete de guerra vindo da oposição.
Eles teriam discutido a proposta de alcançar um cessar-fogo total e completo em Gaza e garantir a libertação de todos os reféns.
O exército israelense anunciou na segunda-feira (3) que continuou operações direcionadas em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e que suas tropas localizaram armas, como granadas propelidas por foguetes.
A agência da ONU para refugiados palestinos, UNRWA, afirmou nas redes sociais que o deslocamento forçado empurrou mais de 1 milhão de pessoas para fora de Rafah.
A UNRWA acrescentou que milhares de famílias agora se abrigam em instalações danificadas ou destruídas.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am