Seul, Coreia do Sul, 4 de junho de 2024 (Agência de Notícias Yonhap) – A Coreia do Sul decidiu suspender completamente um acordo intercoreano de 2018 destinado a reduzir as tensões. A medida foi tomada após o lançamento de balões cheios de lixo pela Coreia do Norte.
O Conselho de Segurança Nacional decidiu, em reunião de trabalho na segunda-feira (3), que o pacto será suspenso até que a confiança mútua seja restaurada. O acordo militar foi assinado pela administração sul-coreana anterior em 2018.
A Coreia do Norte tem enviado balões maciços cheios de lixo e resíduos para o Sul e tentou bloquear sinais de GPS no Mar Amarelo, na costa oeste da Península Coreana, desde o final do mês passado.
O escritório presidencial sul-coreano afirma que as recentes provocações da Coreia do Norte causaram danos reais e ameaças aos seus cidadãos, impactando negativamente a postura de prontidão militar.
A decisão será finalizada pelo Gabinete nesta terça-feira (4). O escritório presidencial diz que a suspensão do pacto permitirá que os militares realizem exercícios perto da Linha de Demarcação Militar entre as duas Coreias e respondam de forma mais adequada e imediata às provocações norte-coreanas.
Em novembro do ano passado, Seul suspendeu parte do pacto após Pyongyang alegar ter lançado com sucesso um satélite militar pela primeira vez.
A Coreia do Norte respondeu anunciando que não cumpriria mais o acordo.
- Taiwan detecta 12 aeronaves e 5 navios militares chineses - 10 de novembro de 2024 9:14 am
- Biden e Trump se encontrarão na Casa Branca na quarta-feira - 10 de novembro de 2024 8:19 am
- Coreia do Norte: Cúmplice disfarçada na guerra da Rússia - 10 de novembro de 2024 7:54 am