Tóquio, Japão, 7 de junho de 2024 (NHK) – O governo japonês afirma que um navio de pesquisa sul-coreano foi encontrado realizando o que parecia ser uma pesquisa marinha na zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão, ao sul das ilhas Takeshima.
A Coreia do Sul controla as ilhas, enquanto o Japão as reivindica como parte de seu território.
Atividade não autorizada próxima às ilhas disputadas
O Ministério das Relações Exteriores do Japão diz que o navio foi visto lançando o que parecia ser um cabo nas águas da área do Mar do Japão por volta das 14h de quinta-feira (6). Acrescenta que o lado sul-coreano não havia apresentado nenhum pedido prévio para a atividade.
O chefe do Departamento de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do ministério, Namazu Hiroyuki, convocou um diplomata sênior da Embaixada da Coreia do Sul em Tóquio para protestar contra as ações do navio e exigir sua interrupção imediata.
Protesto diplomático de ambos os lados
Um protesto semelhante foi apresentado pela Embaixada japonesa em Seul ao Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul.
O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território do Japão e que a Coreia do Sul as ocupa ilegalmente.
A atividade não autorizada do navio sul-coreano próxima às disputadas ilhas Takeshima/Dokdo aumenta as tensões entre os dois países vizinhos sobre a soberania da região.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am