28.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  6:59
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Navio sul-coreano realiza possível pesquisa marinha na ZEE do Japão perto das Ilhas Takeshima

Governo japonês protesta contra atividade não autorizada próxima às ilhas disputadas.

Tóquio, Japão, 7 de junho de 2024 (NHK) – O governo japonês afirma que um navio de pesquisa sul-coreano foi encontrado realizando o que parecia ser uma pesquisa marinha na zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão, ao sul das ilhas Takeshima.

A Coreia do Sul controla as ilhas, enquanto o Japão as reivindica como parte de seu território.

Atividade não autorizada próxima às ilhas disputadas
O Ministério das Relações Exteriores do Japão diz que o navio foi visto lançando o que parecia ser um cabo nas águas da área do Mar do Japão por volta das 14h de quinta-feira (6). Acrescenta que o lado sul-coreano não havia apresentado nenhum pedido prévio para a atividade.

O chefe do Departamento de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do ministério, Namazu Hiroyuki, convocou um diplomata sênior da Embaixada da Coreia do Sul em Tóquio para protestar contra as ações do navio e exigir sua interrupção imediata.

Protesto diplomático de ambos os lados
Um protesto semelhante foi apresentado pela Embaixada japonesa em Seul ao Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul.

O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território do Japão e que a Coreia do Sul as ocupa ilegalmente.

A atividade não autorizada do navio sul-coreano próxima às disputadas ilhas Takeshima/Dokdo aumenta as tensões entre os dois países vizinhos sobre a soberania da região.