Cingapura, Cingapura, 2 de junho de 2024 (Agência Notícias Ásia) – O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, condenou o uso de armas fornecidas pela Coreia do Norte à Rússia em sua guerra contra a Ucrânia.
Shin discursou no sábado (1) no fórum de segurança asiático Shangri-La Dialogue, em Cingapura. Ele disse que há evidências crescentes de que armas usadas pela Rússia na Ucrânia foram importadas ilegalmente da Coreia do Norte. Chamou a situação de traição à comunidade internacional.
“Autocontradição e traição inimaginável”
“A Rússia, apesar de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, está recebendo armas de um regime que viola inúmeras resoluções do CSNU que a própria Moscou liderou. A Rússia usar armas norte-coreanas contra a Ucrânia é uma autocontradição e traição inimaginável extrema contra a comunidade internacional”, condenou Shin.
Ele disse que a Coreia do Norte, em troca das armas, está recebendo dinheiro e tecnologia russos para expandir seu poderio militar, o que representa uma séria ameaça à paz global.
Apelos por interrupção do comércio de armas
Shin pediu uma interrupção imediata desse comércio de armas entre Rússia e Coreia do Norte.
Ambos os países negam tais acusações, mas países relevantes estão aumentando os alertas, já que se acredita que o Norte está fornecendo munição e mísseis balísticos a Moscou.
As falas ocorreram em meio a tensões renovadas na península coreana, com a Coreia do Norte intensificando seus testes de mísseis este ano.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am