Burgenstock, Suíça, 15 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – Líderes globais de aproximadamente 100 estados e organizações se reunirão neste sábado e domingo na cidade suíça de Burgenstock para discutir um plano de paz proposto pela Ucrânia para resolver o conflito em seu território.
O governo suíço anunciou na sexta-feira que a cúpula incluirá representantes do grupo de países emergentes conhecidos coletivamente como Global South, além de outras nações e organizações internacionais.
Um rascunho de declaração conjunta menciona três dos 10 pontos do plano de paz, proposto pela Ucrânia. Eles abordam a segurança das usinas nucleares, a segurança alimentar e a libertação de todos os prisioneiros, bem como o retorno das crianças deportadas para a Rússia.
No entanto, o rascunho não menciona a retirada das forças russas ou a restauração da integridade territorial da Ucrânia, aparentemente em consideração aos países participantes que mantêm laços amistosos com Moscou.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou por meio das redes sociais na quinta-feira que as negociações representam um primeiro passo rumo à paz.
É provável que a Ucrânia pressione por uma declaração conjunta para destacar a unidade e aumentar a pressão sobre a Rússia durante o encontro em Burgenstock.
- Festival Japão-Coreia celebra 60 anos de laços diplomáticos - 28 de setembro de 2025 2:37 am
- Kim Jong Un reforça foco em segurança com armas nucleares - 28 de setembro de 2025 2:29 am
- Reconstrução em Mianmar avança lentamente após terremoto - 28 de setembro de 2025 2:20 am