Puglia, Itália, 14 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, ofereceu apoio à segurança e à reconstrução ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, enquanto o país enfrenta a invasão russa.
Os líderes se reuniram na Itália, à margem da cúpula do Grupo dos Sete, na quinta-feira (13) e assinaram um acordo de ajuda. Foi o primeiro encontro entre eles desde maio do ano passado.
Kishida expressou satisfação com o acordo bilateral, que demonstra a intenção do Japão de apoiar a Ucrânia. Ele afirmou que o Japão cooperará com outras nações do G7 e países afins para fornecer um forte respaldo a Kyiv.
Zelenskyy destacou que o documento enviará um sinal muito poderoso ao mundo e agradeceu a contribuição do Japão para a reconstrução da Ucrânia.
O acordo estabelece que o Japão continuará a fornecer assistência de segurança e defesa e cooperação à Ucrânia, de acordo com seus requisitos e regulamentos constitucionais e legais. O apoio incluirá o fornecimento de equipamentos de defesa não-letais, outros suprimentos e tratamento médico de soldados ucranianos feridos.
Segundo o acordo, o Japão também ajudará nos esforços de reconstrução da Ucrânia. Isso inclui a remoção de minas terrestres, a eliminação de destroços e a ajuda humanitária.
As disposições do pacto também preveem que Japão e Ucrânia realizarão conversações dentro de 24 horas se a Rússia atacar a Ucrânia após o término da atual invasão.
Este compromisso reforça a solidariedade internacional com a Ucrânia, mostrando a determinação do Japão em apoiar a nação na sua luta pela recuperação e estabilidade.
- Premiê tailandês promete apuração após queda de guindaste - 16 de janeiro de 2026 6:06 am
- Nikkei recua após renovar recordes históricos em Tóquio - 16 de janeiro de 2026 5:45 am
- Santuário em Kamakura realiza ritual de fogo de Ano Novo - 16 de janeiro de 2026 5:40 am
















