32 C
Kóka
segunda-feira, 21 julho, 2025 1:06: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão sanciona empresas suspeitas de fornecerem itens de uso dual à Rússia

Medidas visam 10 entidades de países terceiros e uma empresa de gestão de navios dos Emirados Árabes Unidos.

Tóquio, Japão, 22 de junho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O governo japonês anunciou hoje a imposição de sanções a 10 entidades de países terceiros suspeitas de fornecer à Rússia itens que podem ser convertidos para uso militar. A decisão foi tomada durante uma reunião de gabinete na sexta-feira (21).

As medidas incluem a proibição de exportações para as 10 empresas, localizadas na China, Índia, Uzbequistão e Cazaquistão. Além disso, o governo japonês decidiu congelar os ativos de uma empresa de gestão de navios nos Emirados Árabes Unidos, citando seu envolvimento na importação de petróleo russo.

Esta ação segue as preocupações compartilhadas pelos líderes do G7 durante a cúpula realizada na Itália na semana passada. Na ocasião, os líderes expressaram apreensão sobre o fornecimento de itens de uso dual à Rússia por parte da China e outros países terceiros, que poderiam auxiliar na invasão da Ucrânia.

O Primeiro-Ministro Fumio Kishida havia declarado durante a cúpula que o Japão se juntaria a outras nações do G7 na imposição de novas sanções. O Secretário-Chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, afirmou na sexta-feira (21) que as últimas medidas têm como alvo organizações envolvidas na circunvenção das sanções contra a Rússia.

Hayashi acrescentou que o Japão continuará trabalhando em conjunto com o G7 e a comunidade internacional para pressionar a Rússia a encerrar sua agressão contra a Ucrânia e retornar à mesa de negociações.

Estas sanções refletem o compromisso contínuo do Japão em alinhar-se com seus aliados ocidentais na resposta à invasão russa da Ucrânia. A medida também destaca os esforços internacionais para fechar possíveis brechas nas sanções existentes e impedir o apoio indireto às operações militares russas.

A comunidade internacional observa atentamente como essas novas sanções afetarão o fluxo de itens potencialmente estratégicos para a Rússia e seu impacto no conflito em curso na Ucrânia.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img