Tóquio, Japão, 8 de junho de 2024 (Kyodo News) – O governo japonês está trabalhando para assinar um novo documento com a Ucrânia que inclui medidas econômicas para apoiar a reconstrução do país.
Fontes governamentais dizem que estão em andamento preparativos para que o primeiro-ministro Kishida Fumio e o presidente Volodymyr Zelenskyy realizem conversações e assinem o documento à margem da cúpula do G7 deste ano. A cúpula do G7 será realizada na Itália a partir de 13 de junho. Zelenskyy foi convidado para participar de uma sessão focada na situação na Ucrânia.
Na quinta-feira (6), Kishida ressaltou a importância de encerrar a invasão russa da Ucrânia e realizar uma paz justa e duradoura o mais rápido possível. Ele acrescentou que o Japão está disposto a liderar os esforços para alcançar isso.
A Ucrânia já concluiu acordos de cooperação em segurança com países como Grã-Bretanha e França.
Fontes do governo japonês dizem que, dadas as restrições constitucionais do país, entre outros fatores, a cooperação prevista provavelmente se concentrará na assistência econômica para ajudar a reconstruir a Ucrânia, com foco no setor energético.
Kishida e Zelenskyy se encontraram pessoalmente em maio de 2023, quando o Japão sediou a Cúpula de Hiroshima do G7.
Espera-se que Kishida transmita a intenção do Japão de continuar com sanções rigorosas contra a Rússia e reafirme a cooperação entre Japão e Ucrânia nas próximas conversações.
- Presidente sul-coreano classifica Japão como parceiro-chave - 17 de junho de 2025 5:42 am
- Trump se opõe a plano israelense para matar Khamenei - 17 de junho de 2025 4:43 am
- Chaleira gigante de cobre é destaque na Expo de Osaka - 17 de junho de 2025 4:37 am