Singapura, 2 de junho de 2024 (Agência de Notícias EFE) – O ministro da Defesa do Japão afirmou, durante uma conferência de segurança asiática, que seu país está “determinado a liderar os esforços para manter e reforçar uma ordem internacional livre e aberta baseada no estado de direito” na região Indo-Pacífico.
Kihara Minoru fez esse pronunciamento no Asia Security Summit, também conhecido como Shangri-La Dialogue, em Singapura, no sábado (1).
Ele destacou que a comunidade internacional está testemunhando “mudanças unilaterais no status quo por meio da força ou coerção e tais tentativas nos mares do Leste e do Sul da China”.
Kihara estava aparentemente se referindo às crescentes atividades marítimas da China nessas áreas.
Ele acrescentou que “a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan também são importantes”. Kihara disse que manter a paz e a estabilidade na região Indo-Pacífico é de interesse comum para a comunidade internacional.
Ele afirmou que o Japão trabalhará com “uma rede de países que compartilham esse objetivo”.
Kihara falou sobre a decisão de obter as chamadas capacidades de contra-ataque e explicou que “o reforço das capacidades de defesa do Japão e a colaboração aprimorada com seu aliado e países parceiros com pensamentos semelhantes não têm a intenção de exacerbar as tensões na região”.
Ele acrescentou: “O Japão busca deter mudanças unilaterais no status quo pela força para criar um ambiente de segurança desejável”.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am

