Hong Kong, Região Administrativa Especial da China, 13 de junho de 2024 (Agência de Notícias Hong Kong Free) – O governo de Hong Kong anunciou nesta quarta-feira (12) que cancelou os passaportes de seis ativistas pró-democracia residentes no Reino Unido, alegando que eles continuam a se envolver em atividades que colocam em risco a segurança nacional.
O governo anunciou medidas aplicadas contra “os foragidos relevantes”. Os ativistas estão em uma lista de procurados por incitação à secessão e outras acusações.
As medidas foram tomadas sob a nova lei de segurança que entrou em vigor em março. Elas incluem a proibição de apoio financeiro aos ativistas.
Entre os seis está Nathan Law, líder do protesto Movimento Guarda-Chuva de 2014. Ele continuou a pedir apoio internacional para o movimento pró-democracia em Hong Kong após fugir para o Reino Unido.
O secretário de Segurança do território, Chris Tang, disse a repórteres que os seis têm sido abrigados no Reino Unido e continuam a colidir com forças externas para se envolver em atividades que colocam em risco a segurança nacional.
Tang afirmou que as mais recentes medidas combatem e dissuadem tais atividades. Ele também disse que será considerado se medidas semelhantes devem ser tomadas contra outros na lista de procurados que fugiram para o exterior.
Law disse nas redes sociais que não usa mais um passaporte de Hong Kong.
- Suntory transforma Kinmugi em cerveja regular até 2026 - 30 de setembro de 2025 12:35 am
- Partido pró-Europa lidera eleições parlamentares na Moldávia - 30 de setembro de 2025 12:30 am
- Tufão Bualoi deixa dezenas de mortos no Sudeste Asiático - 30 de setembro de 2025 12:25 am