Paris, França, 8 de junho de 2024 (France Press) – O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou um plano para fornecer à Ucrânia caças Mirage 2000 e treinamento de pilotos.
Macron revelou o plano em uma entrevista a uma emissora local na quinta-feira (6). Ele disse que pilotos ucranianos serão treinados na França já neste verão.
O Mirage 2000, desenvolvido pela França, é considerado um caça de quarta geração, semelhante ao F-16. Seu desenvolvedor afirma que 600 aeronaves foram produzidas, algumas exportadas para Taiwan, Índia e outros lugares.
A França segue outros países que demonstraram apoio ao fortalecimento das capacidades da força aérea ucraniana. Nações como Holanda e Dinamarca anunciaram planos de fornecer caças F-16, enquanto a Suécia prometeu aeronaves de vigilância e controle aéreo.
O presidente francês também propôs treinar 4.500 soldados ucranianos para formar uma nova brigada, mas não forneceu detalhes, como se instrutores franceses seriam enviados à Ucrânia.
Macron afirma que anunciará os detalhes da nova assistência na sexta-feira (7), quando se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am
















