25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:39
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão se junta a exercícios militares expandidos dos EUA

Forças de Autodefesa japonesas participam pela primeira vez dos exercícios bienais Valiant Shield no Indo-Pacífico.

Tóquio, Japão, 8 de junho de 2024 (NHK) – As Forças de Autodefesa do Japão se juntaram pela primeira vez aos exercícios militares bienais dos Estados Unidos conhecidos como Valiant Shield 24, que tiveram início na sexta-feira (7) no Indo-Pacífico.

Os exercícios em larga escala estão ocorrendo em uma área expandida que se estende das águas próximas a Guam até o Japão.

Veículos de imprensa, incluindo a NHK, embarcaram em uma aeronave de carga para observar um exercício envolvendo o porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan ao largo da costa sul do Japão.

O comandante americano Gregory Newkirk afirma que a participação do Japão mostra que os dois lados “estão se unindo com mais frequência para treinar em um nível muito alto”.

A Força Espacial dos EUA também está participando dos exercícios, aparentemente para contra-atacar a crescente influência da China fora da atmosfera terrestre.

Os exercícios Valiant Shield são realizados a cada dois anos e normalmente ocorrem nas proximidades de Guam, Ilhas Marianas do Norte e Palau, mas desta vez foram expandidos para incluir áreas próximas ao Japão.