Seul, Coreia do Sul, 3 de junho de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – Os militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul realizaram um exercício conjunto de bombardeio guiado de precisão envolvendo um bombardeiro B-1B americano e caças dos dois países.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira (5) que, durante o exercício, o B-1B sobrevoou a Península Coreana acompanhado por caças e lançou bombas guiadas com precisão.
Este é o primeiro exercício de bombardeio desse tipo sobre a península envolvendo o bombardeiro americano em sete anos.
Meios de comunicação sul-coreanos relatam que, se um B-1B com grande quantidade de bombas decolar da base da Força Aérea dos EUA em Guam, o bombardeiro pode ser implantado sobre a península em menos de duas horas.
O ministério da defesa destacou que o exercício conjunto demonstrou a sólida postura de defesa combinada contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.
Espera-se que a Coreia do Norte reaja de forma contundente, uma vez que o país se mostra muito apreensivo com a presença dos bombardeiros B-1B americanos.
O exercício ocorreu um dia após o governo sul-coreano decidir suspender totalmente um acordo militar intercoreano. A administração anterior da Coreia do Sul assinou o pacto em 2018 para aliviar as tensões com o Norte.
A decisão de Seul é uma resposta ao recente incidente em que Pyongyang enviou grandes balões cheios de lixo e resíduos para o sul.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am