Tóquio, Japão, 6 de junho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A NASA irá fornecer à sua contraparte japonesa, JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), amostras coletadas de um asteroide no ano passado. A JAXA espera que a comparação dessas amostras com as coletadas por sua própria sonda em 2019 resulte em novos avanços científicos.
A missão OSIRIS-REx da NASA, que se dedica a retornar amostras de asteroides, entregou com sucesso uma cápsula contendo areia e outras amostras do asteroide Bennu em setembro do ano passado. Bennu está localizado entre as órbitas da Terra e de Marte.
A NASA já havia assinado um acordo para fornecer à JAXA algumas dessas amostras dentro de um ano após a cápsula retornar à Terra.
Pesquisadores da JAXA informaram a imprensa na quarta-feira (5) sobre os planos da agência para analisar as amostras. Eles explicaram que a NASA fornecerá cerca de 0,6 gramas do peso total das amostras para a JAXA já no próximo verão.
Os cientistas da JAXA estabeleceram uma nova sala limpa equipada com instrumentos que permitem a medição e análise não destrutiva do conteúdo de água e matéria orgânica.
A sonda Hayabusa2 da JAXA trouxe amostras do asteroide Ryugu de volta à Terra em 2020.
Tachibana Shogo, professor especialmente designado do Grupo de Pesquisa de Ciência de Astromateriais da JAXA, afirmou que as amostras dos dois asteroides contêm água e substâncias orgânicas, mas também apresentam diferenças. Ele expressou sua expectativa de que “um mais um produzirá resultados maiores que dois” ao analisar as amostras.
A colaboração entre NASA e JAXA promete enriquecer ainda mais o conhecimento científico sobre a formação e composição dos asteroides, oferecendo novas perspectivas sobre a origem e evolução do nosso sistema solar.
- Israel pede que civis de Gaza pressionem Hamas por paz - 28 de março de 2025 9:15 am
- Nippon Steel adquire compra da US Steel para junho - 28 de março de 2025 9:05 am
- Japão cria 1º plano de evacuação para ilhas de Okinawa - 28 de março de 2025 8:59 am