Puglia, Itália, 14 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Os líderes do Grupo dos Sete abrirão sua reunião anual na Itália na quinta-feira (14).
A cúpula de três dias será realizada em Puglia, sul da Itália.
Os líderes discutirão uma ampla gama de questões, como apoio à Ucrânia, que continua lutando contra a agressão russa, o Oriente Médio, segurança econômica e Inteligência Artificial (IA).
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, está programado para participar de parte da sessão sobre a Ucrânia no primeiro dia, quando os participantes discutirão o uso de ativos congelados do banco central russo para ajudar o país devastado pela guerra.
Autoridades dizem que os membros do G7 pretendem chegar a um acordo para criar um novo fundo para apoiar a Ucrânia, composto por contribuições financeiras na forma de empréstimos de vários países, e usar os lucros obtidos com ativos russos congelados para pagar esses empréstimos.
Uma reunião ampliada com líderes de países convidados e organismos internacionais está programada para o segundo dia da cúpula.
O governo italiano diz que o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Francisco estarão entre os participantes.
Será a primeira vez que um papa participará de uma cúpula do G7.
A Itália planeja que o Papa Francisco participe de discussões sobre o uso e controle da IA.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am