Seul, Coreia do Sul, 22 de junho de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – Um grupo de desertores norte-coreanos na Coreia do Sul enviou 20 grandes balões carregados de panfletos e outros itens para a Coreia do Norte na quinta-feira (20) à noite, provocando uma forte condenação de Pyongyang e insinuações de retaliação.
Os balões foram lançados de um local próximo à linha de demarcação militar entre as duas Coreias, transportando 300.000 panfletos com a mensagem “o único país natal, a República da Coreia”, 5.000 USBs contendo dramas de TV sul-coreanos e 3.000 notas de um dólar americano. Esta ação é a mais recente de uma série de campanhas de panfletagem realizadas pelos desertores.
Park Sang-hak, líder do grupo, declarou aos repórteres na semana passada que continuarão enviando panfletos com amor para informar o povo norte-coreano sobre a situação real em seu país.
Em resposta, Kim Yo Jong, irmã mais nova do líder norte-coreano Kim Jong Un, emitiu uma declaração na sexta-feira (21) reagindo duramente aos panfletos e indicando que o Norte pode retaliar.
Desde maio, a Coreia do Norte tem lançado numerosos balões carregados de lixo em direção à Coreia do Sul em resposta a cada envio de panfletos do Sul. Essa situação tem mantido o exército sul-coreano em estado de alerta elevado.
O exército sul-coreano informou na sexta-feira (21) que suas tropas dispararam tiros de advertência após vários soldados norte-coreanos cruzarem a linha de demarcação entre os dois países no dia anterior. Soldados norte-coreanos têm realizado trabalhos como enterrar minas terrestres e reforçar estradas próximas à linha de demarcação militar.
As forças armadas sul-coreanas relatam um aumento nos casos de soldados norte-coreanos cruzando acidentalmente a linha de demarcação durante esses trabalhos.
Esta escalada de tensões destaca a contínua volatilidade nas relações entre as duas Coreias, com ações de grupos civis potencialmente desencadeando respostas diplomáticas e militares. A situação permanece sob observação atenta da comunidade internacional, preocupada com a estabilidade na península coreana.
- Irã e europeus retomam negociações sobre programa nuclear - 21 de julho de 2025 3:37 am
- Chuvas torrenciais deixam 17 mortos na Coreia do Sul - 21 de julho de 2025 1:57 am
- Ilhas Tokara registram 2.200 tremores desde junho - 21 de julho de 2025 1:11 am