27.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:33
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Ricardo Bacelar vai fazer shows no Japão

Cantor e multi-instrumentista brasileiro retorna ao Japão para promover a música brasileira.

Tóquio, Japão, 20 de junho de 2024 (Radio Shiga) – Turnê terá shows em Tóquio, Hamamatsu, Fukuoka e Kamakura.

O cantor, compositor, pianista, produtor e multi-instrumentista Ricardo Bacelar vem do Estado do Ceará, Nordeste do Brasil, para fazer shows no Japão, mais precisamente em Hamamatsu (6 de julho), Tóquio (9 e 10 de julho), Fukuoka (13 de julho), Kamakura (18 de julho) e Tóquio (20 de julho). Ele vem trabalhando na divulgação da música brasileira no Japão desde a última vez em que esteve no arquipélago para shows, em 2018. Os CDs
Paracosmo, Congênito e Nós e Mar foram lançados no Japão e continuam recebendo pedidos de venda.

O mais recente lançamento de Ricardo Bacelar foi junto com o cantor e compositor Flávio Venturini, no EP intitulado “Telepatia”. São três canções de ritmos variados e a música inédita “Samba Saudade”, primeira parceria de Venturini e Bacelar, com a colaboração do letrista Murilo Antunes. Essa produção ainda tem “Telepatia”, parceria de Venturini e Jorge Vercillo, e “Lareira” (https://www.youtube.com/watch?v=JONtTurNHok), saída do baú de composições do mineiro de Belo Horizonte, como ele mesmo conta. “Trabalhar com Flávio Venturini foi muito gratificante. Ele é um artista muito talentoso e tem muita personalidade”, ressaltou Bacelar.

Japão
Bacelar disse que gostou muito do Japão e aguarda ansiosamente voltar e ter contato com os fãs japoneses e brasileiros. “Espero vocês nos meus shows no Japão”, destacou. Bacelar também falou que a turnê reforça o intercâmbio cultural entre o Brasil e o Japão pela música. Nos shows, ele vai tocar e cantar junto com outros músicos japoneses.

Nessa turnê, Bacelar pretende tocar músicas de grande sucesso como do álbum “Nós e o Mar”, lançado em 2023, junto com Roberto Menescal e Diogo Monzo, com participação especial de Leila Pinheiro na música “Bye Bye Brasil”. A produção celebrou os 85 anos de Menescal, privilegiando versões instrumentais para parcerias do mestre da bossa nova com Ronaldo Bôscoli.

O álbum tem a voz de Roberto Menescal cantando “O Barquinho”. O próprio Menescal declarou que a primeira e única vez que cantou essa música foi o Carnegie Hall, em Nova Iorque, em 1962 (https://www.youtube.com/watch?v=p6rb9788N4A).

Outro álbum que Bacelar vai cantar nos shows é “Andar com Gil”, lançado no início de 2023. O próprio cantor Gilberto Gil fez participação especial na gravação da música “Prece” (https://www.youtube.com/watch?v=GeG0O6q2cSA). A produção contou com a participação da cantora Delia Fischer. O álbum acústico destaca o piano e as vozes de Delia e Ricardo, em um repertório que privilegia canções de Gil que falam de espiritualidade.

Em 2021, Bacelar lançou “Paracosmo”, um álbum de composições dos músicos brasileiros Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante. São sete composições instrumentais inéditas, que foram gestadas em sessões ininterruptas de gravação (https://www.youtube.com/watch?v=wtJIGJVqeKc).

Junto com o cantor Belchior, Bacelar compôs a música “Vício Elegante”. Essa música, gravada por Belchior em 1996, faz referência ao Japão. Bacelar fez regravação cantando “Vício Elegante” em 2018, com piano e orquestra de cordas. A primeira parte da letra é: “Se uma estrela cai do céu, vai para o Japão e entra em meu quarto de hotel como a gueixa de plantão”. “O Belchior era um amigo querido e meu parceiro. Participou do meu
primeiro disco solo e produzi para ele alguns discos para a sua gravadora Camerati”, comenta Bacelar.

A Tupiniquim Entertainment é a produtora dos shows dessa turnê no Japão.

Youtube
Nas produções de vídeos das músicas, Bacelar também destaca o Ceará. A praia de Paracuru foi palco para a gravação do video da música “O Último Pôr do Sol” junto com os pescadores do local. O Mercado São Sebastião foi mostrado no vídeo da música “A Manga Rosa”. A manifestação folclórica Maracatu, que envolve dança e música, foi mostrada na música “Maracatu Atômico”, que teve participação da Associação Cultural Maracatu Vozes da África. Também foi integrante do grupo carioca Hanoi Hanoi e gravou com diversos artistas importantes, dentre eles Ivan Lins, que é seu parceiro em músicas, Erasmo Carlos, Fagner, Adriana Calcanhoto, Luiz Melodia, Lulu Santos, Toninho Horta, Jaques Morelenbaum e outros.

Perfil
Ricardo Bacelar é pianista, compositor e produtor de discos. Fundou o selo Jasmin Music e é proprietário do estúdio de gravação mais importante da atualidade, no Brasil. Durante muitos anos, integrou o grupo carioca Hanoi Hanoi, com amplo sucesso comercial. Em sua carreira solo, lançou cinco discos, outros em colaboração e gravou com grandes nomes da música, como Belchior, Ivan Lins, Erasmo Carlos, Luiz Melodia, Adriana Calcanhoto,
Ednardo, Lulu Santos, Amelinha e outros. Por duas vezes, esteve entre os artistas mais executados nas rádios de jazz dos Estados Unidos e já excursionou fazendo shows na Europa e Japão. Seus trabalhos, “Sebastiana” (2018) e “Ao Vivo no Rio” (2020), entraram na parada do Top 50 de execução das rádios de jazz dos EUA. É membro votante do Grammy Latino e do Grammy Awards (Grammy Pro).

Estúdio
Ricardo Bacelar montou o estúdio Jasmin Music, onde foram gravadas todas as produções a partir do CD Paracosmo. Ele também gravou o single “De passagem”, com a participação especialíssima de Toninho Horta. “No processo de construção do estúdio me veio a ideia do selo, para que eu possa gravar os meus discos e também trabalhos com outros músicos e
artistas. Atualmente, o estúdio está entre os mais importantes da América Latina porque traz muita tecnologia embarcada, como o Dolby Atmos e som em 3D. A ideia é poder exercer o ofício de produtor, músico e compositor de uma forma mais intensa”, resume Bacelar.

Ricardo Bacelar JAPAN TOUR 2024
Programação de shows
Hamamatsu terá participação da cantora Mariângela
Dia: 6 de julho de 2024
Local: Act City Hamamatsu Music Workshop Hall
https://www.actcity.jp/visitor/seminar/
Link para ingresso: https://peatix.com/event/3928329

Tokyo terá participação das cantores japoneses Yamada Tamaru e Takumi
Murata e da cantora Mariângela
Dias: 9 e 10 de julho de 2024
Local: Blue Note Place
https://bluenoteplace.jp
Link para ingresso: https://www.bluenoteplace.jp/live/ricardo-bacelar-240709/

Fukuoka terá participação da cantora Mariângela
Dia: 13 de julho de 2024
Local: Tiempo Hall
https://tiempohall.tiempo.jp
Link para ingresso: https://x.gd/PC2j4

Kanagawa terá participação das cantoras Yamada Tamaru, Mariângela e do
percussionista japonês Keita Brasil
Dia: 18 de julho de 2024
Local: Jazz Club Daphne Kamakura
https://www.jazz-daphne.jp
Link para ingresso: https://peatix.com/event/3936234

Festival Brasil&Latino
Dia: 20 de julho de 2024
Local: Parque Yoyogi, Tóquio
Homepage: https://festivalbrasil.jp/
Entrada franca

Homepage shows: http://www.tupiniquim.net/

Youtube: https://www.youtube.com/@ricardo_bacelar
Instagram @ricardo_bacelar
Jasmin Music: https://jasminmus.com/

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)