Kharkiv, Ucrânia, 4 de maio de 2024 – Um oficial de defesa ucraniano afirmou que as forças russas poderiam lançar uma ofensiva nas regiões orientais ucranianas de Kharkiv e Sumy no final de maio ou início de junho.
O Major-General Vadym Skibitsky é o vice-chefe da agência de inteligência militar da Ucrânia. Ele deu sua visão sobre a invasão da Rússia à Ucrânia em uma entrevista divulgada na quinta-feira (2), pela revista Economist do Reino Unido. Sexta-feira (3), marcou 800 dias desde o início da invasão.
Skibitsky disse que a probabilidade do ataque russo depende da situação do campo de batalha. Ele afirmou que o tamanho das forças russas implantadas ao longo da fronteira indica que elas não serão suficientes para capturar grandes cidades ucranianas, como Kharkiv, a segunda maior cidade do país, localizada na região de Kharkiv.
Atualmente, combates intensos continuam no reduto estratégico da Ucrânia em Chasiv Yar, na região oriental de Donetsk.
O governador regional falou em um programa de TV na quarta-feira (1). Ele disse que a população da cidade, que era de 12.500 antes da invasão, foi drasticamente reduzida. Ele disse que os últimos 682 moradores da cidade têm vivido em condições muito difíceis, sem água ou energia elétrica por mais de um ano e com acesso precário à ajuda humanitária.
Skibitsky disse que a queda de Chasiv Yar é apenas uma questão de tempo, mas não ocorrerá tão cedo como hoje ou amanhã. Ele disse que o que é importante são os estoques e suprimentos.
Observadores dizem que o foco está em como a nova assistência militar dos Estados Unidos impactará a situação no campo de batalha.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am