25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:10
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Recurso de busca de IA do Google fornece informações falsas

Mídia americana relata respostas imprecisas do AI Overview.

Mountain View, Califórnia, EUA, 27 de maio de 2024 (Agência Reuters) – Um novo recurso de busca de inteligência artificial generativa criado pelo Google teria fornecido respostas imprecisas a perguntas, segundo alguns veículos de mídia americanos.

O AI Overview foi lançado em 14 de maio nos Estados Unidos. Ele fornece respostas a perguntas feitas em frases.

Respostas imprecisas e errôneas
O jornal The New York Times relatou que o recurso instruiu alguns usuários a misturar cola não tóxica ao molho de pizza, quando perguntado sobre como evitar que o queijo escorregasse.

O jornal também disse que o AI Overview forneceu outras respostas erráticas. Aparentemente, afirmou que o ex-presidente americano Barack Obama é muçulmano. Ele é, na verdade, cristão.

Outros veículos de mídia emitiram reportagens sobre um usuário que perguntou ao AI Overview se a gasolina pode ser usada para cozinhar o espaguete mais rápido. O recurso de busca disse que a gasolina não pode ser usada para cozinhar o espaguete mais rápido, mas que pode deixá-lo apimentado.

Reconhecimento de falhas pelo Google
O Google disse à NHK que muitas das perguntas eram “consultas incomuns”. A empresa também afirmou: “Agradecemos os feedbacks”.

O porta-voz da empresa acrescentou: “Estamos tomando medidas rápidas, quando apropriado, de acordo com nossas políticas de conteúdo e usando esses exemplos para desenvolver melhorias mais amplas em nossos sistemas”.