Tbilisi, Geórgia – 15 de maio de 2024 – O parlamento da Geórgia aprovou uma lei destinada a regular organizações que recebem financiamento estrangeiro. A votação ocorreu na terça-feira (14), em meio a protestos contínuos contra o projeto de lei.
A nova legislação exigirá que organizações não governamentais e meios de comunicação que recebam mais de 20% de seu financiamento do exterior se registrem como agentes de influência estrangeira.
Partidos de oposição são fortemente contra a lei, que foi introduzida pelo partido governante. Eles afirmam que ela é semelhante a uma lei russa usada por Moscou para limitar as atividades de organizações e mídia que o governo considera desfavoráveis.
Na terça-feira, parlamentares foram vistos brigando entre si no parlamento.
Na capital do país, Tbilisi, os cidadãos têm se manifestado contra o projeto de lei há cerca de um mês.
A União Europeia e os Estados Unidos expressaram repetidamente preocupação com o projeto de lei, afirmando que isso resultaria em retrocesso democrático.
A Geórgia solicitou adesão à UE, mas o fundador do partido governante é conhecido por ter laços próximos com a Rússia.
A presidente da Geórgia, Salome Zourabichvili, que apoia a candidatura do país à UE, expressou sua intenção de recusar assinar a lei.
No entanto, mesmo que a presidente devolva a lei ao parlamento, o partido governante tem votos suficientes para superar sua oposição.
- Nepalês de 18 anos é o mais jovem a escalar picos de 8.000m - 10 de outubro de 2024 2:29 pm
- Israel terá sistema de defesa a laser até 2025 - 10 de outubro de 2024 1:51 pm
- ONU: Parcialidade perigosa na crise Israel-Palestina - 10 de outubro de 2024 1:33 pm