Havaí, EUA, 5 de maio de 2024 – O novo chefe do Comando Indo-Pacífico dos EUA, Almirante Samuel Paparo, expressou forte cautela contra a China e indicou sua intenção de intensificar a cooperação com aliados para fortalecer a dissuasão na região.
Paparo fez essas declarações no Havaí na sexta-feira (3), durante uma cerimônia de troca de comando para suceder o Almirante John Aquilino.
Ele afirmou que o Comando Indo-Pacífico dos EUA deve estar pronto para responder aos “planos cada vez mais intrusivos e expansionistas” da China na região do Indo-Pacífico. Ele disse que trabalhará em conjunto com aliados e parceiros para preservar o Indo-Pacífico livre e aberto.
O Secretário de Defesa Lloyd Austin também falou na cerimônia. Austin afirmou que a China é “o único país com vontade e, cada vez mais, capacidade para dominar o Indo-Pacífico e remodelar a ordem global para se adequar à sua visão autocrática”. Ele disse que é por isso que a China continua sendo o “desafio central” de seu departamento.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am