Pyongyang, Coreia do Norte – 8 de maio de 2024 (AFP) – Um ex-membro da liderança da Coreia do Norte, que serviu às três gerações da família Kim como mestre das operações de propaganda, faleceu aos 94 anos, segundo relatos.
A televisão estatal Korean Central Television relatou que Kim Ki Nam, ex-secretário do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, morreu de falência múltipla de órgãos na terça-feira (7).
Também foi informado que o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, prestou homenagem ao ex-oficial em sua sala de funeral na quarta-feira (8), de manhã.
Após trabalhar como principal editorialista do jornal do Partido dos Trabalhadores, Rodong Sinmun, Kim Ki Nam começou a supervisionar as operações de propaganda e controle ideológico do partido na década de 1980.
Seu serviço abrangeu os regimes do fundador do país, Kim Il Sung, seu filho Kim Jong Il e o líder atual Kim Jong Un.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap relatou que Kim Ki Nam orquestrou os esforços para idolatrar os líderes da Coreia do Norte.
Kim Jong Un, segundo relatos, sentiu pesar pela perda de um veterano revolucionário que permaneceu como um oficial leal e capaz até sua morte.
Ele, supostamente, liderará o comitê funerário do estado para Kim Ki Nam.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am