Genebra, Suíça, 26 de maio de 2024 (Agência EFE) – Os Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) não conseguiram cumprir o prazo para alcançar um consenso sobre um tratado global para combater futuras pandemias. Eles planejam discutir medidas a serem tomadas na Assembleia Geral da OMS, que começa na próxima semana na Suíça.
Os membros da OMS iniciaram as negociações há dois anos com base em lições aprendidas com a pandemia de COVID-19. Os negociadores discutiram formas de fortalecer as medidas globais contra infecções para evitar a propagação de novos vírus.
Porém, as negociações terminaram na sexta-feira (24) sem a adoção de um documento.
Os principais pontos de discórdia incluíram a transferência de tecnologias e o compartilhamento de informações sobre patógenos.
Países em desenvolvimento exigiram a distribuição de vacinas, mas nações desenvolvidas expressaram preocupações sobre o impacto que isso poderia ter em suas empresas farmacêuticas.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu a continuação das negociações, dizendo: “Precisamos usar a Assembleia Mundial da Saúde para reenergizar e concluir a tarefa em mãos, que é apresentar ao mundo um acordo pandêmico de geração”.
Ele acrescentou: “O mundo ainda precisa de um tratado pandêmico”.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am