Tóquio, Japão – 15 de maio de 2024 – O lucro líquido combinado dos três maiores grupos financeiros do Japão ultrapassou 3 trilhões de ienes no último ano fiscal, marcando um recorde histórico impulsionado por margens de lucro elevadas no exterior e outros fatores. O valor equivale a aproximadamente 19 bilhões de dólares.
O Mitsubishi UFJ Financial Group registrou um lucro líquido de cerca de 1,5 trilhões de ienes, ou aproximadamente 9,6 bilhões de dólares, no ano encerrado em março. Isso representa um aumento de mais de 30% em termos de ienes.
O Sumitomo Mitsui Financial Group contabilizou cerca de 960 bilhões de ienes, ou aproximadamente 6,2 bilhões de dólares, um aumento de quase 20% em termos de ienes.
Os valores em ienes são os mais altos de todos os tempos para os grupos.
Enquanto isso, o lucro líquido do Mizuho Financial Group aumentou mais de 20%, totalizando cerca de 680 bilhões de ienes, ou aproximadamente 4,4 bilhões de dólares.
Os lucros líquidos foram impulsionados por margens de lucro mais amplas em empréstimos nos Estados Unidos e em outros países com altas taxas de juros, além da desvalorização do iene. Outro fator foi a demanda crescente por fundos para medidas ambientais e para lidar com a escassez de mão de obra no Japão. As empresas também precisaram de fundos para aquisições corporativas.
Os três grupos preveem que seus lucros líquidos continuarão a crescer neste ano fiscal.
- Japão relembra 31 anos do Grande Terremoto Hanshin-Awaji - 17 de janeiro de 2026 8:00 am
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am

