20.7 C
Kóka
segunda-feira, 2024/06/17  4:30
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão poderá permitir caça de ursos em áreas residenciais e comerciais

Painel de especialistas propõe revisão legal para ampliar atuação de caçadores.

Tóquio, Japão, 24 de maio de 2024 (Agência Kyodo) – Um painel de especialistas do governo japonês elaborou uma proposta que permitiria que caçadores atirassem em ursos em áreas residenciais e outras áreas povoadas sem ordens da polícia.

O Ministério do Meio Ambiente diz que o número de pessoas atacadas por ursos em todo o país no ano até março passado atingiu 219, um recorde.

Acrescenta que 67% desses ataques em dezembro ocorreram em locais onde as pessoas vivem e trabalham.

O público em geral no Japão tem que contar com caçadores para atirar em ursos.

Mas aqueles com licenças de caça geralmente são proibidos por lei de usar armas de fogo em distritos residenciais e comerciais devido aos altos riscos.

E eles só podem usar essas armas nessas áreas se receberem ordens policiais ou determinarem que respostas de emergência são necessárias.

Diante desse cenário, um painel do Ministério do Meio Ambiente elaborou uma proposta pedindo revisões legais para permitir que detentores de licenças de caça atirem em ursos nessas áreas sem ordens policiais.

O painel diz que a permissão deve ser dada para permitir que caçadores lidem com situações em que vejam perigo de danos ou quando ursos permaneçam dentro de edifícios.

O ministério diz que os procedimentos para as revisões legais necessárias devem começar após o painel decidir sua proposta em julho.