26.1 C
Kóka
segunda-feira, 2024/06/17  3:35
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Consumidores começam a sentir impacto dos maiores rendimentos dos títulos do governo japonês

Preocupações sobre o aumento dos custos dos empréstimos imobiliários.

Tóquio, Japão, 24 de maio de 2024 (Agência Kyodo) – A tendência de maiores rendimentos dos títulos de longo prazo do governo japonês começa a ser sentida pelos consumidores.

Alguns estão preocupados com o impacto nos empréstimos imobiliários.

Compradores de imóveis podem escolher entre taxas de juros fixas ou flutuantes quando tomam empréstimos. As instituições financeiras decidem as taxas fixas com base no nível das taxas de juros de longo prazo.

A possibilidade de maiores custos de empréstimo estava na mente de potenciais compradores de imóveis em uma sala de exposições no distrito de Shibuya, em Tóquio.

Um deles disse: “Claro, é melhor se as taxas de empréstimo não subirem. Mas, se subirem, teremos que lidar cortando gastos em outras coisas”.

Os principais bancos e outros credores começaram a elevar gradualmente as taxas de hipotecas fixas na segunda metade de 2023. Um construtor diz que 90% de seus clientes que tomam empréstimos escolhem a opção variável, baseada em taxas de juros de curto prazo.

Akatsuka Haruhiro, funcionário da construtora Open House, afirma: “Os clientes têm prestado mais atenção às taxas de hipoteca desde que o Banco do Japão encerrou sua política de taxa negativa em março. Estamos fornecendo aconselhamento financeiro para aliviar as preocupações dos compradores de imóveis”.

O rendimento de referência dos títulos públicos de 10 anos subiu temporariamente para 1% por pelo menos dois dias consecutivos esta semana. Isso foi atribuído à visão dos investidores de que o banco central japonês pode normalizar sua política de flexibilização monetária mais cedo do que muitos esperavam.