28.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  7:02
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Instalação de tratamento de águas pluviais é apresentada em Paris para limpar o Rio Sena antes das Olimpíadas

Nova instalação subterrânea visa melhorar a qualidade da água do rio em preparação para os jogos.

Paris, França, 4 de maio de 2024 – Autoridades francesas revelaram uma instalação subterrânea de tratamento de águas pluviais em Paris, construída para limpar o Rio Sena antes das Olimpíadas e Paralimpíadas deste ano.

A instalação, que tem 50 metros de diâmetro e 30 metros de profundidade, foi aberta à imprensa na quinta-feira (2). Está localizada no coração da capital, próxima ao rio.

O rio será o local de diversos eventos durante os Jogos em julho, agosto e setembro, incluindo triatlo e maratona aquática.

No entanto, autoridades parisienses afirmam que as instalações de esgoto na cidade são muito antigas para lidar com as águas pluviais, resultando no despejo de águas de enchentes no Sena. Críticos têm apontado que a qualidade da água do rio precisa melhorar.

As autoridades dizem que a nova instalação de armazenamento de água está programada para entrar em operação ainda neste mês.

A nova instalação pode armazenar temporariamente até 50.000 metros cúbicos de água da chuva e outras águas, o suficiente para encher cerca de 20 piscinas olímpicas. Eles afirmam que a água será então bombeada e enviada para uma estação de tratamento de esgoto.

O governo de Paris também planeja instalar uma instalação de purificação de água nas partes superiores do rio e estabelecer áreas de natação em três locais no verão de 2025.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse na cerimônia de inauguração da nova instalação que era um sonho para as pessoas em Paris poderem nadar no Sena novamente. Ela enfatizou que quer fazer da melhoria da qualidade da água do rio um legado dos Jogos.