Tóquio, Japão, 5 de maio de 2024 – O governo japonês entrou em contato com o governo dos Estados Unidos e classificou como “lamentáveis” os comentários do presidente Joe Biden chamando o Japão de xenofóbico.
Durante um evento de angariação de fundos na quarta-feira (1), Biden teria dito que uma das razões para o crescimento da economia dos EUA é a recepção de imigrantes. Ele prosseguiu dizendo: “Por que a China está estagnada economicamente? Por que o Japão está tendo problemas? Por que a Rússia? Por que a Índia? Porque são xenofóbicos. Eles não querem imigrantes.”
Fontes do governo japonês afirmam que Tóquio comunicou a Washington que foi “lamentável” que os comentários não estivessem baseados em uma compreensão precisa das políticas japonesas. Em seguida, explicaram a posição e as políticas do Japão para Washington.
Na quinta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, foi questionada por um repórter sobre os comentários de Biden. O repórter descreveu a palavra xenofóbica como pejorativa e negativa, especialmente quando usada contra um aliado.
Jean-Pierre explicou que Biden estava fazendo um ponto mais amplo sobre como os imigrantes tornam os EUA mais fortes. Ela enfatizou que a relação entre EUA e Japão é uma aliança importante, profunda e duradoura.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am