Asunción, Paraguai, 5 de maio de 2024 – O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente do Paraguai, Santiago Pena, confirmaram que tentativas de alteração unilateral do status quo por meio da força não serão toleradas.
Kishida e Pena se encontraram na capital paraguaia, Asunción, na sexta-feira (3). O primeiro-ministro japonês está visitando a América do Sul pela primeira vez desde que assumiu o cargo em 2021.
O encontro ocorre em meio à crescente assertividade da China. O Paraguai é o único país da América do Sul que mantém relações diplomáticas com Taiwan.
Os dois líderes concordaram em trabalhar juntos no desarmamento e na reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Eles confirmaram que suas nações lançarão um programa de cooperação em desenvolvimento espacial que reunirá indústria, governo e academia.
Concordaram também que um pacto para promover o comércio e o investimento precisa ser concluído em breve.
Kishida e Pena também concordaram em examinar como fortalecer as relações econômicas entre o Japão e o bloco econômico sul-americano Mercosul. Os membros do Mercosul incluem Paraguai e Brasil.
Kishida disse em uma coletiva de imprensa conjunta que, à medida que a comunidade internacional enfrenta crises complexas, o Japão espera fortalecer a cooperação com o Paraguai, compartilhando valores como liberdade e democracia.
- Eleição presidencial na Romênia é anulada por interferência russa - 7 de dezembro de 2024 12:22 pm
- Filipinas realizam exercício militar conjunto com Japão e EUA - 7 de dezembro de 2024 12:15 pm
- Japão reforça importância de laços com a Coreia do Sul - 7 de dezembro de 2024 12:09 pm