Pequim, China, 22 de maio de 2024 (Agência de Notícias Xinhua) – As forças militares chinesas anunciaram que conduziram exercícios militares perto de Taiwan na manhã desta quinta-feira (23).
O Comando do Teatro Oriental da China disse que os exercícios começaram às 7h45 no horário local perto da ilha Kinmen e em outras áreas.
Também afirmou que as manobras militares serão realizadas na quinta e sexta-feira, com a participação do Exército, Marinha, Força Aérea e forças de mísseis chinesas.
O comando descreveu aqueles que buscam a independência de Taiwan como um grupo separatista. Disse que os exercícios são um forte aviso contra a interferência de forças externas e grupos separatistas.
As forças militares chinesas anteriormente anunciaram a realização de exercícios ao redor de Taiwan, como quando a ex-presidente taiwanesa Tsai Ing-wen ficou nos EUA no ano passado e quando o atual presidente Lai Ching-te visitou os EUA como vice-presidente em agosto de 2022.
A China vem intensificando a pressão sobre a administração de Taiwan. O presidente Lai, que tomou posse na segunda-feira (15), disse que não reconhecerá o “princípio de uma SÓ China”.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am