Cabul, Afeganistão, 19 de maio de 2024 — Autoridades afegãs informaram que as recentes enchentes na província central de Ghor causaram a morte de pelo menos 50 pessoas e destruíram milhares de casas. A Reuters e a mídia local reportaram no sábado que as chuvas intensas, que começaram na sexta-feira (17), resultaram nas devastadoras enchentes.
Imagens de vídeo da zona de desastre mostram águas barrentas inundando estradas e lojas, cujas mercadorias ficaram cobertas de lama. A mídia local alerta que mais chuvas são esperadas no domingo em Ghor e em outras 15 províncias, o que pode agravar ainda mais a situação e causar novos danos.
Há pouco mais de uma semana, enchentes também afetaram as províncias de Baghlan e outras no norte do país. Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Office for the Coordination of Humanitarian Affairs – OCHA), essas enchentes resultaram na morte de 180 pessoas.
As condições climáticas adversas e a infraestrutura precária exacerbam a vulnerabilidade das comunidades afegãs a desastres naturais. As autoridades e organizações humanitárias estão em alerta máximo para prestar socorro e assistência às áreas afetadas.
O governo afegão, juntamente com várias agências de ajuda humanitária, está trabalhando para fornecer abrigo e assistência emergencial aos sobreviventes. No entanto, a extensão da destruição representa um desafio significativo para os esforços de resgate e recuperação.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am