Seul, Coreia do Sul, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias Ásia) – O exército sul-coreano afirma que a Coreia do Norte enviou grandes quantidades de balões carregados com objetos, incluindo lixo e resíduos, para a Coreia do Sul. O movimento parece ser uma retaliação contra ativistas sul-coreanos que enviaram balões com panfletos anti-Pyongyang na direção oposta.
Balões com lixo encontrados em Seul e áreas próximas à fronteira
Os Chefes Conjuntos de Estado-Maior da Coreia do Sul disseram na quarta-feira (29) que a Coreia do Norte tem enviado os balões em direção ao Sul desde a noite de terça-feira (28). Eles afirmaram que alguns dos balões foram encontrados em Seul e áreas próximas à fronteira com a Coreia do Norte.
Fotos divulgadas mostram balões com sacos plásticos presos e lixo espalhado no chão. O exército sul-coreano disse que havia lixo dentro dos sacos. A mídia local informou que o que parecia ser esterco também estava incluído nos resíduos.
Equipes mobilizadas para inspeção e coleta
Cerca de 200 balões foram encontrados até o momento, segundo relatos. A equipe antibomba do exército sul-coreano, bem como uma unidade de desativação de explosivos, foram mobilizadas para inspecionar e coletar os objetos.
Expressando preocupações sobre possíveis danos a aeroportos e rodovias, o exército sul-coreano advertiu a Coreia do Norte a parar imediatamente o que chamou de “ato vulgar”.
Retaliação por envio de panfletos críticos
Em 10 de maio, desertores norte-coreanos na Coreia do Sul enviaram balões carregados com panfletos críticos ao líder norte-coreano Kim Jong Un em direção ao Norte.
Em resposta, o vice-ministro da Defesa norte-coreano disse em um comunicado no fim de semana que “montes de papel e sujeira” seriam espalhados nas áreas de fronteira no Sul em uma ação de retaliação, acrescentando que Seul aprenderia o quão trabalhoso é limpá-los.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am