Taipei, Taiwan, 26 de maio de 2024 (Agência Central News) – Taiwan afirma ter detectado um total de 62 aeronaves militares chinesas durante o segundo dia de exercícios de Pequim em áreas ao redor da ilha na sexta-feira (24).
O Comando do Teatro Oriental da China anunciou na quinta-feira (23) que um exercício de dois dias ocorreria até sexta ao redor de Taiwan, das Ilhas Kinmen e outras áreas.
O ministério da Defesa de Taiwan disse que, das 7h até as 21h40 de sexta-feira, detectou 62 aeronaves militares chinesas, incluindo bombardeiros H-6 e aviões de alerta antecipado e controle KJ-500, além de navios militares e da guarda costeira chinesa.
O porta-voz do Ministério da Defesa da China, Wu Qian, afirmou na sexta-feira que sempre que “forças separatistas pró-independência de Taiwan” provocarem Pequim, a China dará um passo adiante em suas contramedidas, até que a completa unificação da pátria-mãe seja alcançada.
O comentário é visto como um forte aviso à administração do presidente taiwanês Lai Ching-te, que não reconhece o princípio de “uma única China”.
O militar chinês ainda não anunciou se os exercícios terminaram, mas observadores dizem que Pequim continuará intensificando a pressão sobre o governo Lai por meio de atividades militares.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am