Hainan, China, 3 de maio de 2024 – A China deverá lançar uma sonda lunar não tripulada para coletar amostras do lado escuro da lua nesta sexta-feira (3).
A sonda lunar Chang’e-6 está programada para decolar em direção ao lado distante da lua a partir de um local de lançamento na província de Hainan, no sul do país.
A missão de “retorno de amostras” tem como objetivo coletar e trazer de volta rochas e outros espécimes.
Um oficial da Administração Espacial Nacional da China enfatizou a importância da missão para repórteres no local de lançamento na quinta-feira (2).
O oficial disse que as amostras ajudarão a humanidade a aprofundar sua compreensão da origem da lua.
Ele afirmou que espera-se que a missão forneça valor científico não apenas para a China, mas também para toda a humanidade.
Os especialistas afirmam que o destino adiciona um nível de dificuldade à missão. A comunicação direta contínua com a sonda é impossível porque as ondas de rádio da Terra não alcançam o lado escuro da lua. Se bem-sucedida, a missão seria a primeira do tipo já realizada.
Observadores dizem que a China visa aprimorar sua presença no desenvolvimento espacial – uma área liderada pelos Estados Unidos por muitos anos.
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am
- Carro avança sobre multidão perto de escola na China - 25 de abril de 2025 10:19 am
- Trump volta a criticar Japão por enfraquecer o iene - 25 de abril de 2025 10:15 am