13.1 C
Kóka
sábado, 2024/05/18  3:38
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Promotores decidem não indiciar dois parlamentares de alto escalão em escândalo de fundos políticos

Decisão de não indiciar políticos em escândalo de fundos políticos gera controvérsia em Tóquio.

Tóquio, Japão, 3 de maio de 2024 – Os promotores em Tóquio decidiram não indiciar dois parlamentares de alto escalão. Os dois legisladores estavam envolvidos em um escândalo de fundos políticos que envolvia várias facções dentro do principal partido governante, o Partido Liberal Democrata.

Trata-se do ex-chefe de assuntos políticos do partido, Hagiuda Koichi, e do ex-secretário-geral da Câmara Alta, Seko Hiroshige, acusados de violar a lei de controle de fundos políticos.

Um professor universitário e um grupo de cidadãos apresentaram queixas criminais contra eles sob suspeita de violação da lei. O professor universitário diz que considerará apresentar uma queixa junto a um painel de inquérito da promotoria.

Os promotores afirmam que não conseguiram obter fundamentos suficientes para indiciar os dois parlamentares. Hagiuda foi acusado de não declarar 27,28 milhões de ienes, ou mais de 173 mil dólares, como receitas de festas de arrecadação de fundos em relatórios de fundos políticos.

Seko supostamente deixou de declarar 15,42 milhões de ienes, ou mais de 97 mil dólares, em relatórios de fundos políticos. Seko deixou o PLD em resposta a uma punição decidida pelo comitê de ética do partido em relação ao escândalo.

Múltiplas facções do PLD foram envolvidas no escândalo, pois deixaram de declarar adequadamente as receitas de festas de arrecadação de fundos em seus relatórios de fundos políticos. As facções incluíam as lideradas pelo falecido ex-primeiro-ministro Abe Shinzo, pelo ex-secretário-geral do PLD Nikai Toshihiro e pelo primeiro-ministro Kishida Fumio.

Os promotores construíram casos contra outras dez pessoas, incluindo tesoureiros-chefes, parlamentares, secretários e outros. Quatro deles foram resolvidos por uma ordem sumária, incluindo a aplicação de uma multa como penalidade.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)