28.3 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 10:26: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Chefe da OTAN pede permissão para uso de armas ocidentais contra alvos na Rússia

Jens Stoltenberg defende que Ucrânia tenha direito de se defender em território russo.

Bruxelas, Bélgica, 27 de maio de 2024 (Agência de Notícias OTAN) – O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, pediu que os membros da aliança flexibilizem a proibição do uso de armas fornecidas à Ucrânia para atacar alvos militares na Rússia.

Stoltenberg fez o comentário em uma entrevista à revista britânica The Economist na sexta-feira (24), enquanto a Rússia intensifica sua ofensiva na região leste ucraniana de Kharkiv.

Crescem apelos para levantar restrições
Há um crescente apelo para levantar as restrições que limitam o uso de armas fornecidas pelo Ocidente à Ucrânia apenas dentro de seu território. No entanto, a administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é cautelosa em dar esse passo, sendo o país o maior fornecedor de armas para a Ucrânia.

Stoltenberg afirmou que negar à Ucrânia a possibilidade de usar armas fornecidas pelo Ocidente “contra alvos militares legítimos em território russo torna muito difícil” para os ucranianos se defenderem.

Direito de autodefesa
O chefe da OTAN também disse: “A Ucrânia tem o direito de se defender, e isso inclui atacar alvos em território russo”.

Ele não mencionou os Estados Unidos diretamente, mas deixou claro que Washington e outros membros da OTAN deveriam flexibilizar suas restrições.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img