27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  1:42
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blinken: Ajuda militar dos EUA para a Ucrânia fará “diferença real”

Antony Blinken afirma que o novo pacote de ajuda militar dos EUA, que já começou a chegar à Ucrânia, terá impacto significativo na luta contra a agressão russa.

Ucrânia – 15 de maio de 2024 – O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, comunicou ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que o mais recente pacote de ajuda militar americana, que já começou a chegar ao país, fará uma “diferença real” na luta contínua contra a agressão russa.

A visita de Blinken a Kyiv nesta terça-feira (14), ocorre após a retomada do apoio militar dos EUA à Ucrânia no mês passado, depois que o Congresso aprovou um pacote de assistência estrangeira que estava atrasado há muito tempo.

Na semana passada, Washington também anunciou um pacote de ajuda militar de 400 milhões de dólares, que inclui munições adicionais para os sistemas de defesa aérea Patriot, rodadas de artilharia e veículos blindados.

Zelenskyy agradeceu pela ajuda dos EUA, que ele classificou como “crucial”, mas também destacou a necessidade de mais sistemas de defesa aérea.

O Wall Street Journal relatou na segunda-feira que a Ucrânia está abatendo uma proporção muito menor de mísseis russos do que no início da guerra.

Segundo o jornal, com base em sua análise dos dados diários do Comando da Força Aérea Ucraniana, nos últimos seis meses, a Ucrânia interceptou cerca de 46% dos mísseis russos, em comparação com 73% nos seis meses anteriores.

O jornal afirmou que a taxa de interceptação caiu para 30% em abril. Atribuiu o desempenho piorado em parte à estratégia russa de usar armas mais elusivas, como mísseis balísticos. Também disse que Kyiv está ficando sem munições para seus sistemas de defesa aérea Patriot fornecidos pelo Ocidente.

A nova ajuda americana vem em um momento crucial para a Ucrânia, que enfrenta desafios crescentes em sua defesa aérea e continua a apelar por mais apoio internacional para combater a agressão russa de maneira eficaz.