Washington, EUA, 2 de maio de 2024 – Relatos da mídia indicam que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, atribuiu os problemas econômicos do Japão à xenofobia, enquanto argumentava que a economia dos EUA está crescendo porque aceita imigrantes.
As declarações teriam sido feitas durante um evento de angariação de fundos para sua campanha de reeleição em Washington na quarta-feira.
A agência de notícias Reuters cita Biden dizendo que uma das razões pelas quais a economia dos EUA está crescendo é porque ela acolhe imigrantes. Ele prosseguiu, afirmando: “Por que a China está estagnada economicamente, por que o Japão está com problemas, por que a Rússia, por que a Índia? Porque são xenófobos. Eles não querem imigrantes. Os imigrantes são o que nos torna fortes.”
O veículo de mídia dos EUA, Bloomberg, também reportou os comentários de Biden. Disse que, enquanto Biden já havia vinculado os problemas econômicos da China à sua recusa em aceitar imigrantes anteriormente, desta vez ele incluiu a Rússia e o longínquo aliado Japão.
A Bloomberg destacou que Biden recebeu o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, para uma cúpula e jantar de Estado em Washington há três semanas. Observou que as “críticas e o fato de o Japão ter sido mencionado ao lado de dois grandes rivais dos EUA podem causar desconforto em Tóquio.”
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am