5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  6:21
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Terremoto de magnitude 7.2 abala Taiwan, deixando um morto e dezenas de feridos

Tremor mais forte em pelo menos 25 anos atinge Taiwan, desencadeando alerta de tsunami para o sul do Japão e Filipinas.

Taipei, Taiwan, 3 de abril de 2024 (Reuters) – Um terremoto de magnitude 7.2 sacudiu Taiwan nesta quarta-feira (3), sendo o tremor mais forte a atingir a ilha em pelo menos 25 anos, resultando na morte de uma pessoa, ferindo dezenas e gerando um alerta de tsunami para o sul do Japão e Filipinas.

O departamento de bombeiros de Taiwan relatou que uma pessoa foi esmagada por rochas que caíram no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, onde o epicentro ocorreu, com mais de 50 feridos.

Alguns edifícios em Hualien também foram danificados e pessoas ficaram presas, afirmou o departamento, sem especificar quantas.

Estações de televisão de Taiwan exibiram imagens de edifícios em ângulos precários em Hualien, onde o terremoto ocorreu próximo à costa, por volta das 8h, quando as pessoas estavam indo para o trabalho e para a escola.

O terremoto teve uma profundidade de 15,5 km, de acordo com a Administração Central de Meteorologia de Taiwan.

A agência meteorológica do Japão disse que várias ondas de tsunami pequenas atingiram partes da prefeitura do sul de Okinawa e posteriormente rebaixou o alerta de tsunami anterior para um aviso. A agência classificou a magnitude do terremoto como 7.7.

A Agência Sismológica das Filipinas também emitiu um aviso para os moradores das áreas costeiras de várias províncias, instando-os a evacuar para terrenos mais altos.

Taiwan também emitiu um alerta de tsunami, mas não relatou danos, e o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, no Havaí, posteriormente afirmou que o risco de ondas de tsunami prejudiciais agora havia passado em grande parte.

Réplicas ainda podem ser sentidas em Taipei, segundo um testemunho da Reuters, com mais de 25 réplicas registradas até o momento, de acordo com a administração central de meteorologia de Taiwan.

A mídia estatal chinesa disse que o terremoto foi sentido na província chinesa de Fujian, enquanto um testemunho da Reuters disse que também foi sentido em Xangai.

O governo da cidade de Taipei disse que não recebeu relatos de danos importantes e o metrô da cidade voltou a funcionar logo após o tremor, enquanto a empresa de eletricidade Taipower disse que mais de 87.000 residências em Taiwan ainda estavam sem energia.

A operadora de trem de alta velocidade de Taiwan disse que nenhum dano ou ferimento foi relatado em seus trens, mas observou que os trens serão atrasados enquanto realiza inspeções.

A gigante de semicondutores Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (2330.TW) disse que evacuou algumas fábricas de produção e que seus sistemas de segurança estavam operando normalmente.

“Para garantir a segurança do pessoal, algumas fábricas foram evacuadas de acordo com o procedimento da empresa. Atualmente, estamos confirmando os detalhes do impacto”, de acordo com a empresa.

As ações da TSMC caíram 1,4% no início do pregão, enquanto as ações do fornecedor da Apple, Foxconn, caíram mais de 2% e as ações do fabricante de painéis planos Au Optronics caíram 1,7%.

A agência de notícias central oficial de Taiwan disse que o terremoto foi o maior a atingir a ilha desde 1999, quando um tremor de magnitude 7.6 matou cerca de 2.400 pessoas e destruiu ou danificou 50.000 edifícios em um dos piores terremotos registrados em Taiwan.

A Administração Central de Meteorologia de Taiwan disse que o terremoto registrou a segunda maior intensidade de “Superior 6” no condado de Hualien, na escala de intensidade de 1 a 7.

Em um terremoto “Superior 6”, a maioria das paredes de blocos de concreto sem reforço desaba e as pessoas acham impossível permanecer em pé ou se mover sem rastejar, diz a Agência Meteorológica do Japão.