5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  7:40
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Terremoto de magnitude 6.1 atinge costa norte da Prefeitura de Iwate

Tremor registrado com intensidade de 5- na escala sísmica japonesa de zero a 7.

Iwate, Japão, 2 de abril de 2024 (NHK) – Um terremoto de magnitude 6.1 sacudiu a costa norte da Prefeitura de Iwate, no Japão, nesta manhã, de acordo com relatos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor foi sentido com uma intensidade de 5- na escala sísmica japonesa, que varia de zero a 7, indicando um impacto significativo.

O epicentro do terremoto foi registrado a uma profundidade de 80 km, localizado em coordenadas de 40.1 graus de latitude norte e 141.7 graus de longitude leste, próximo à costa norte da Prefeitura de Iwate. A cidade mais próxima do epicentro é Iwate, que é uma das principais cidades da região.

Apesar da magnitude do terremoto, as autoridades japonesas tranquilizaram a população ao afirmar que não há ameaça de tsunami decorrente deste evento sísmico. No entanto, o Serviço Meteorológico do Japão emitiu um alerta de terremoto, instruindo os residentes da área a tomarem precauções de segurança e estarem atentos a possíveis réplicas.

Os terremotos são eventos comuns no Japão, que está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica. A região está sujeita a terremotos frequentes devido à interação das placas tectônicas do Pacífico e da Eurásia.

As autoridades locais e os serviços de emergência estão monitorando de perto a situação e prontos para responder a qualquer eventualidade decorrente deste terremoto. Os moradores estão sendo aconselhados a permanecerem vigilantes e seguir as instruções das autoridades para garantir sua segurança e bem-estar.

Este terremoto serve como um lembrete da importância da preparação para desastres e da prontidão da comunidade para responder a emergências naturais. A população deve estar sempre ciente dos riscos sísmicos e estar preparada para agir rapidamente em caso de um terremoto ou outra catástrofe natural.